Queres começar a treinar? vê o nosso guia passo-a-passo!

Queres começar a treinar? vê o nosso guia passo-a-passo!

Projetar cidades sem carros! leitura Queres começar a treinar? vê o nosso guia passo-a-passo! 4 minutos seguinte Hora de voltar ao ginásio! Estás pronta?

Estás a pensar entrar no ginásio mas não sabes o que fazer com cada equipamento de treino nem quais as melhores opções para ti?
Não te preocupes, já todas, ou pelo menos a maioria, passámos por isso!
Esta etapa inicial pode ser intimidante, mas com a orientação certa vais aprender o que necessitas e vais ganhar a confiança para se sentires à vontade no ginásio.

Neste post de blog forneceremos um guia passo a passo eficaz para te ajudar a iniciar tua jornada rumo ao próximo Verão! Ou, idealmente, ao início de uma nova vida onde o treino fará sempre parte!

Primeiro passo: definir metas claras
A primeira etapa de qualquer planeamento é a definição de objetivos. Queres perder peso, ganhar músculos, melhorar a resistência ou simplesmente melhorar sua saúde geral? Ter objetivos claros vai-te ajudar a adaptar a rotina de exercícios e a manter-te motivada.

Segundo passo: procura orientação profissional
Marcar uma sessão inicial de avaliação com um personal trainer é essencial. Podes não querer fazer treino com PT, mas é fundamental ter uma opinião do especialista. Ele vai avaliar teu nível de condicionamento físico e pode criar um plano de treino personalizado sem qualquer custo. Poderá também ensinar-te as técnicas corretas para a realização dos exercícios e assim vais evitar lesões e optimizar os resultados. Procura um PT para esta sessão inicial, assim que te inscreveres no ginásio.

Terceiro passo: começa com o básico
Começa com exercícios simples, direcionados aos principais grupos musculares. Agachamentos, Lunges, Flexões e Pranchas podem ser excelentes escolhas. Domina estes movimentos antes de passares para exercícios mais avançados.

Quarto passo: cria uma rotina
A consistência é a chave para o sucesso. Em qualquer mudança que queremos implementar, só teremos sucesso se conseguirmos mantê-la durante algum tempo. Olha para a tua agenda e para o teu estilo de vida, e encontra um "buraco" onde possas incluir o teu treino. Quer sejam duas, três vezes por semana ou todos os dias, encontra o teu ritmo e mantém a regularidade.

Quinto passo 5: o progresso é gradual
À medida que te vais sentindo mais confortável no ginásio ou na box, aumenta gradualmente a intensidade dos seus treinos. Isso pode envolver adicionar mais peso, fazer mais repetições ou tentar novos exercícios. Desafia-te, mas sempre em a segurança.

Sexto passo: regista os treinos e o teu progresso
Registar o teu plano de treinos diário e as métricas básicas da tua evolução (peso, medidas...) vai ser-te muito útil. Assim poderás acompanhar as tuas conquistas e vai ajudar-te a identificar o que resulta melhor ou as áreas que precisam de melhorias. Mas atenção: notar mudanças leva tempo! não te pressiones! O que se diz neste meio é que um amigo teu nota diferença ao fim de 1 mês, a tua família ao fim de 3 meses, e tu só ao fim de 6. Portanto, mantém a consistência. Os resultados aparecerão!

Sétimo passo: Mantém-te hidratada e come bem
A nutrição adequada é essencial para uma jornada de preparação física bem-sucedida. Bebe água regularmente e alimenta o teu corpo com uma dieta equilibrada, rica em proteínas magras, grãos integrais, frutas e vegetais.

Oitavo passo: descansar e recuperar
Não subestimes a importância do descanso e da recuperação. Os músculos precisam de tempo para recuperar e só assim poderão crescer. Procura ter entre 7 e 9 horas de sono de qualidade todas as noites e incorpora dias de descanso à tua rotina.

Conclusão
Embarcar numa jornada de treino enquanto principiante pode ser entusiasmante e desafiador. Mas ao definir objetivos e criando uma rotina, juntamente com as outras etapas descritas acima, vais estar no caminho certo para atingir os teus objetivos.

Lembra-te que a consistência e paciência são fundamentais. E se conseguires implementar e manter um plano vais progredir e levar uma vida mais saudável e feliz.

E se ainda não tens a roupa certa para os teus treinos, vê porque deves escolher a Oito.Um aqui.

escreve um comentário

os comentários são revistos antes de serem publicados

Este site está protegido pela Política de privacidade da reCAPTCHA e da Google e aplicam-se os Termos de serviço das mesmas.

entrega gratuita em compras superiores a 50€

disponível apenas para Portugal