Especial dia dos namorados: É vantajoso treinar a dois?

Especial dia dos namorados: É vantajoso treinar a dois?

O dia dos namorados está mesmo à porta e, aproveitando o clima de romance e cumplicidade, nada melhor que perceber se deves ou não partilhar tudo com a tua cara metade: inclusivamente os treinos!

Cada vez existem mais “fit couples” – casais que decidiram embarcar em conjunto numa jornada pelo bem-estar físico, melhorando a sua alimentação e treinando com maior regularidade. Mas será que realmente existe algum benefício em fazer esta caminhada a pares, em vez de sozinhos?

A Sik Nutrition, uma equipa de coaches e personal trainers que te ajudam a atingir os teus objetivos nutricionais e físicos sem complicações, foi descobrir o que dizem alguns estudos já realizados e hoje contam-te tudo!

O que diz a Ciência?

Doutor Wayne Andersen, uma das vozes mais sonantes dos EUA contra a obesidade, disse num num programa de Coaching e Lifestyle em que está envolvido:

“Nos meus 10 anos de experiência a avaliar quais as causam para mudanças permanentes a longo prazo associadas a saúde e fitness, o fator mais importante é ter um sistema de suporte”.

Também a Team Sik Nutrition tem percebido ao longo do tempo que, mais do que planos de treino ou de alimentação saudável, é o apoio personalizado que dá aos atletas que acompanha que garante realmente o seu sucesso. A necessidade de ter o suporte de alguém é, segundo o Doutor Wayne, algo que faz parte do nosso instinto:

“Somos animais sociais, procuramos a companhia e incentivo de outros principalmente enquanto estamos a realizar esse trabalho.”

Este suporte pode ser dado por qualquer pessoa: uma amiga, um coach ou mesmo pelo teu namorado. Além disso, há estudos que garantem que a relação amorosa também beneficia deste trabalho conjunto, com resultados que demonstram que os casais se mostravam mais satisfeitos e apaixonados pelo parceiro após começar um programa de exercício físico juntos. O mais interessante é que atividade física na qual foram envolvidos demorava apenas 7 minutos!

Por seu lado, a presença do parceiro melhora também a eficiência dos teus treinos. Um estudo relacionado à psicologia social revela que a presença de alguém afeta a tua capacidade em fazer uma atividade, como treinar no ginásio, se esta for uma atividade que já dominas. Assim, treinar com a tua cara metade é uma excelente forma ótima de melhorares a tua performance, quando um de vocês já possui alguma experiência.

Do mesmo modo, outro estudo revelou que os homens sentem maior preocupação com o corpo quando as namoradas também gostam de ter uma vida ativa e saudável. De facto, ao partilhares com alguém de quem gostas os sucessos e dificuldades desta jornada, ganhas um suporte extra e garantes mais facilmente que não faltas a um único treino.

Realizar exercício em conjunto permite ainda comportamentos de imitação, ou seja, se um de vocês correr mais rápido, o outro irá automaticamente acelerar o passo. A isto chama-se mimetismoe vários estudos comprovam que este comportamento tende a conduzir à união do casal a nível emocional, tornando as relações mais fortes e profundas.

Treinar em conjunto pode ser benéfico, mas…

Se já vestiste as leggings e o teu top preferido para ires a correr para o ginásio treinar com o teu namorado, primeiro termina de ler este artigo!

Pois é, nem todos os bons parceiros amorosos são realmente bons parceiros de treino!

Avalia bem se a pessoa que escolhes para treinar está disposta a levar a atividade física a sério. Por vezes, há pessoas que simplesmente não gostam de treinar e acabam por te distrair ou mesmo desmotivar. Além disso, ter um parceiro de treino demasiado inexperiente ou muito mais experiente, pode também condicionar os teus resultados.

Por exemplo, um estudo relacionado com a obtenção de autorregulação externa revelou que saber que temos alguém a ajudar-nos numa dada tarefa enfraquece a motivação para atingir esse mesmo objetivo.

Assim, lembra-te sempre de utilizares a ajuda e companhia do teu namorado como algo estimulante, não como “bengala”!

Plano de Ação

Se queres otimizar os teus treinos em conjunto, existem vários planos de ação:

  1. Sistema de Amigos/Colegas

Treinar em grupo de duas pessoas, sejam amigos ou colega, é perfeito para quem tem vergonha ou preguiça de ir ao ginásio sozinho ou deseja aproveitar mais tempo com estas pessoas.

Ter um colega de treino aumenta a probabilidade de seres consistente com o plano, no entanto tem sempre atenção se o teu colega de treino é “choramingas”, falta muitas vezes ao combinado ou não te dá a energia positiva que precisas.

  1. Sistema em Grupo

Ir ao ginásio com um pequeno grupo de pessoas que tem o mesmo objetivo, como correr no mesmo horário ou ir às mesmas aulas de grupo, pode estimular os resultados obtidos.

Há vários grupos conhecidos, como os Weight watchers ou mesmo o Grupo Privado da Team Sik Nutrition, que demonstram os benefícios de realizar movimentos em grupo. Construir comunidades coesas, em que a sensação de pertença está bem patente, aumenta a probabilidade de atingir objetivos.

  1. Sistema de Pares

Este é o melhor sistema para festejares o dia dos namorados, não importando se são parceiros de treino ou somente vão juntos no mesmo horário!

Além das melhorias ao nível do treino, acabam por passar mais tempo de qualidade juntos, no ginásio e nos momentos de relaxamento pós-treino.

Teres o teu namorado como parceiro de treino, se também ele adorar treinar, é uma grande mais valia. Ele irá apoiar-te, dar-te dicas e motivar-te, tudo isso enquanto treina contigo. No entanto, não te esqueças de também tu motivares o teu parceiro a dar o seu melhor e ser o seu maior suporte, principalmente nos dias em que a motivação não está em alta.

Torna o exercício e nutrição mais divertidos, mais fáceis de gerir no tempo e ganha a motivação extra que precisas a partir de algo essencial em qualquer relação: objetivos conjuntos.

E já agora, feliz dia dos namorados!

escreve um comentário

os comentários são revistos antes de serem publicados

Este site está protegido pela Política de privacidade da reCAPTCHA e da Google e aplicam-se os Termos de serviço das mesmas.

entrega gratuita em compras superiores a 50€

disponível apenas para Portugal