Atualmente, o nosso ritmo de vida é completamente louco, faltando tempo até para treinar em casa. São dedicadas muitas horas ao trabalho e perde-se – neste caso é mesmo esta a palavra certa – imenso tempo em deslocações. Quando se dá por isso, o dia está a chegar ao fim e ainda falta o exercício físico, preparar o jantar e dedicar tempo à família.
5 Passos para treinar em casa e divertir-se com a sua família
Hoje apresentamos uma ideia para uma atividade diferente que lhe vai permitir passar um bom momento em família. O jogo consiste na utilização de um baralho de cartas para fazer exercício e, assim, treinar em casa com os seus familiares!
Existem à venda baralhos de cartas específicos com rotinas de treino e 1001 brincadeiras para fazer. A nossa proposta é uma alternativa com um baralho normal, daqueles que todos temos em casa. Pegue nas suas cartas, tenha o telemóvel (ou um relógio) por perto para controlar o tempo de exercício, e siga a nossa sugestão para treinar em casa de forma divertida. Atente nas regras seguintes e divirta-se!
1. Escolha apenas 4 exercícios
Selecione os exercícios para treinar em casa de acordo com a zona corporal que pretende trabalhar. Por exemplo:
- Treino Global– Agachamentos, Flexões, Jumping jacks, Sit-ups;
- Treino de Pernas– Agachamentos, Lunges, Pontes, Peso-Morto;
- Treino Upper Body– Flexões, Remada unilateral, Press de ombro, Fundos (tricípite);
- Treino de Core– Sit-ups, Prancha, Crunch oblíquo, Prancha com rotação do tronco;
- Treino de Cardio– Jumping jacks, Burpees, Mountain climbers, Skipping com joelho alto.
2. Atribua um exercício a cada naipe
Por exemplo, se o seu objetivo for um Treino Global com os exercícios descritos, pode associar da seguinte forma:
- Paus– Agachamentos;
- Espadas– Flexões;
- Ouros– Jumping jacks;
- Copas– Sit-ups
Para ajudar a lembrar desta associação entre o naipe e o exercício, apontar numa folha de papel é bastante útil.
3. Associe as repetições a cada carta
O jogo é muito simples e vai permitir-lhe treinar em casa de uma forma divertida. O número da carta é o número de repetições que tem de fazer. As cartas de figuras têm bónus e os ases representam 20 repetições. Se quiser jogar com o joker, aumenta a dificuldade do jogo.
Em resumo:
- Cartas de 2 a 10– Cada uma representa o número de repetições. Por exemplo, se sair o dois de copas faz dois sit-ups. Se sair o nove de ouros, são nove jumping jacks;
- Valete– 11 repetições;
- Dama – 12 repetições;
- Rei– 13 repetições;
- Ás– 20 repetições;
- Joker– Representa o dobro da carta que saiu antes. Se antes lhe tinha saído um rei de espadas, esta carta dá direito a fazer 26 flexões (2 x 13)!
4. Defina a duração do jogo
O passo seguinte é decidir o tempo de jogo pretendido, que deve depender dos participantes e dos seus objetivos.
Se for para brincar com as crianças, deve ser curto: 5 a 10 minutos. Se, por outro lado, quiser fazer um treino mais eficaz, sugerimos 10 minutos com blocos de exercícios. Numa tarde animada com amigos, 30 minutos vai dar para transpirar e rir.
Pode treinar em casa e fazer deste jogo um treino mais sério, fazendo vários blocos de 10 minutos. Por exemplo, faz um primeiro bloco como descrevemos antes e descansa 1 minuto. Depois hidrata-se e prepara um novo bloco de exercícios para mais 10 minutos de treino.
Se no primeiro fez um Treino Global, o segundo pode ser de Cardio. Ou então faça 2 blocos de 5 minutos cada, um para Pernas e outro para Upper Body. Aqui, a criatividade é a chave!
5. Comece a jogar!
Agora que já sabe como funciona, basta preparar o relógio, baralhar as cartas e começar a treinar em casa. Coloque o baralho voltado para baixo e tire a carta de cima. Mostre-a a toda a gente, faça o exercício de acordo com o naipe e o número de repetições.
Assim que terminar, deve ser o próximo jogador a tirar a próxima carta. Continue neste processo até que o tempo termine. Assim, de forma fácil e rápida, preparou a sua rotina de treino e treinou usando apenas um baralho de cartas!
Um comentário da equipa GetFit
Não tenha medo de ser criativa! Inclua mais exercícios, faça as suas próprias regras, de acordo com o seu nível de treino, o número de participantes e o material que tiver em casa. Não há limites para a imaginação!
Damos-lhe uma alternativa para motivar duas pessoas a treinar em casa: crie um desafio! Baralhe as cartas e divida metade do baralho para cada pessoa. Comecem ao mesmo tempo e vão tirando cartas e fazendo as atividades correspondentes. A última a terminar a sua metade paga o jantar ou limpa a casa! Acima de tudo, divirta-se enquanto treina.
1 comentário
Ana Carpinteiro
Muito fixe. 🤩🤩
Muito fixe. 🤩🤩