O treino é um processo diferente para cada uma de nós. Varia com a preferência, a condição física, os objetivos, e outros fatores que podem ser internos ou externos. Mas se procuras algo motivador, guiado e comprovadamente positivo para o teu bem-estar físico, psicológico e emocional, as aulas de grupo são uma excelente opção.
Quem deve fazer aulas de grupo
As aulas de grupo foram desenvolvidas para serem inclusivas e, portanto, existem opções para a grande maioria das pessoas. Umas aulas mais intensas, outras mais suaves. Aulas mais longas e outras menos duradouras. Também é normal existirem aulas em vários momentos do dia para que seja possível incluir o treino na tua rotina diária.
Alguns dos exemplos de aulas de grupo são o yoga (mind and body), o body pump (tonificação muscular), o spinning (andar de bicicleta estática), o body combat (simulação de artes marciais), o zumba (dança) e a hidroginástica (ginástica dentro de água). Mas existem muitas mais que variam de acordo com a oferta do ginásio ou health club que se frequenta.
Fazer aulas de grupo é fazer novas amizades
Começamos, talvez, pelo principal benefício de fazer aulas de grupo: a componente social! Numa aula de grupo é possível – aliás, é altamente provável – fazer novas amigas e conhecer pessoas com os mesmos interesses e motivações que nós. E está provado que o sentimento de pertença a um grupo ajuda a ultrapassar barreiras e potencia a sensação de bem-estar interior, que se nota no exterior.
Para além disso, o grupo ajuda na motivação, ajuda a querer regressar àquele ambiente positivo, facilitando a obtenção de resultados físicos que também são tão importantes!
A importância da saúde mental
O exercício não é apenas positivo para o teu corpo. A tua mente também vai agradecer. Bastante. Uma das principais vantagens da prática regular de exercício físico é a redução do stress. A sociedade em que vivemos pressiona-nos constantemente, e uma boa aula de grupo ajuda a libertar essa pressão, ajuda a sorrir, a relaxar e a “limpar“ a mente.
Motivação e Auto-Estima
É fácil arranjar desculpas para não ir treinar: por estar frio, porque o dia de trabalho foi muito cansativo, porque não conseguiste acordar mais cedo, etc. Mas outro benefício das aulas de grupo é que estas te fornecem a motivação adicional que necessitas nestes dias. Sabes que tens pessoas à tua espera e não vais querer dececionar as tuas novas amigas ou o instrutor! E existe também a motivação de treinar mais e melhor. É esta a força das aulas de grupo: remar juntas!
Outro fator comprovado é que vais progredir, ficar mais em forma, vais notar esta mudança, e isso vai ter um impacto muito positivo na tua auto-estima. Por exemplo, quando começas a fazer Body Pump, utilizas os pesos mais leves. Mas com o passar do tempo vais aumentar o peso. E essa sensação de superação é um boost na tua auto-confiança que te deixará feliz.
Condição física
Talvez a melhoria da tua condição física seja o benefício mais óbvio, uma vez que estamos a falar de aulas = treinos. Mas deixámos para o fim porque este resultado acontece tanto nas aulas de grupo como no treino a solo. A diferença é que as aulas de grupo podem proporcionar um ambiente mais propício a manter a rotina e a evoluir no treino, graças à motivação do grupo e ao sentimento de comunidade.
Mas também na condição física as aulas podem oferecer algo adicional. É que, ao frequentares aulas diferentes, vais treinar grupos musculares diferentes e vais fazer solicitações mecânicas (movimentos) diferentes em cada tipo de aula e esta diversidade vai ajudar-te a treinar de forma completa e holística. Todo o corpo te agradece!
Rir e Cantar
Ao longo do artigo referimos várias vezes que as aulas de grupo te farão feliz. Dissemos que ias fazer amigas novas, e que ias gostar mais de ti mesma. Mas não dissemos que uma das características das aulas de grupo é que todo o treino é feito ao som de músicas animadas e que podes cantar – se souberes a letra. É mais uma ferramenta-chave no sucesso deste tipo de treino porque todos sabemos o efeito inconsciente e positivo que a música tem sobre nós. Principalmente quando está alguém a fazer a aula e a cantar sem saber a letra!!
Conclusão
As aulas de grupo são efetivamente poderosas. São uma ferramenta que tem mudado a vida a milhões de pessoas que nunca teriam conseguido manter uma rotina de treino se não o fizessem em grupo.
Se ainda não fizeste uma aula, desafiamos-te a experimentar.
Se fazes aulas com regularidade, esperamos que te revejas no artigo. E podes comentar para acrescentar a tua opinião e a tua experiência.
Uma última referência à Les Mills que me inspirou para este artigo e me fez apaixonar pelo treino, há 15 anos atrás. A Les Mills faz parte da revolução do fitness porque o tornou acessível, divertido e transformador com as aulas como as conhecemos. Se fazes aulas de grupo, o mais provável é que seja uma aula Les Mills ou inspirada nos seus princípios.