O poder das aulas de grupo

O poder das aulas de grupo

O treino é um processo diferente para cada uma de nós. Varia com a preferência, a condição física, os objetivos, e outros fatores que podem ser internos ou externos. Mas se procuras algo motivador, guiado e comprovadamente positivo para o teu bem-estar físico, psicológico e emocional, as aulas de grupo são uma excelente opção. 

aula de grupo

(Foto da Sarah Pflug do Burst)

 

Quem deve fazer aulas de grupo

As aulas de grupo foram desenvolvidas para serem inclusivas e, portanto, existem opções para a grande maioria das pessoas. Umas aulas mais intensas, outras mais suaves. Aulas mais longas e outras menos duradouras. Também é normal existirem aulas em vários momentos do dia para que seja possível incluir o treino na tua rotina diária.

Alguns dos exemplos de aulas de grupo são o yoga (mind and body), o body pump (tonificação muscular), o spinning (andar de bicicleta estática), o body combat (simulação de artes marciais), o zumba (dança) e a hidroginástica (ginástica dentro de água). Mas existem muitas mais que variam de acordo com a oferta do ginásio ou health club que se frequenta.

Fazer aulas de grupo é fazer novas amizades

Começamos, talvez, pelo principal benefício de fazer aulas de grupo: a componente social! Numa aula de grupo é possível – aliás, é altamente provável – fazer novas amigas e conhecer pessoas com os mesmos interesses e motivações que nós. E está provado que o sentimento de pertença a um grupo ajuda a ultrapassar barreiras e potencia a sensação de bem-estar interior, que se nota no exterior.

Para além disso, o grupo ajuda na motivação, ajuda a querer regressar àquele ambiente positivo, facilitando a obtenção de resultados físicos que também são tão importantes! 

A importância da saúde mental

O exercício não é apenas positivo para o teu corpo. A tua mente também vai agradecer. Bastante. Uma das principais vantagens da prática regular de exercício físico é a redução do stress. A sociedade em que vivemos pressiona-nos constantemente, e uma boa aula de grupo ajuda a libertar essa pressão, ajuda a sorrir, a relaxar e a “limpar“ a mente. 

Motivação e Auto-Estima

É fácil arranjar desculpas para não ir treinar: por estar frio, porque o dia de trabalho foi muito cansativo, porque não conseguiste acordar mais cedo, etc. Mas outro benefício das aulas de grupo é que estas te fornecem a motivação adicional que necessitas nestes dias. Sabes que tens pessoas à tua espera e não vais querer dececionar as tuas novas amigas ou o instrutor! E existe também a motivação de treinar mais e melhor. É esta a força das aulas de grupo: remar juntas!

Outro fator comprovado é que vais progredir, ficar mais em forma, vais notar esta mudança, e isso vai ter um impacto muito positivo na tua auto-estima. Por exemplo, quando começas a fazer Body Pump, utilizas os pesos mais leves. Mas com o passar do tempo vais aumentar o peso. E essa sensação de superação é um boost na tua auto-confiança que te deixará feliz.

Condição física

Talvez a melhoria da tua condição física seja o benefício mais óbvio, uma vez que estamos a falar de aulas = treinos. Mas deixámos para o fim porque este resultado acontece tanto nas aulas de grupo como no treino a solo. A diferença é que as aulas de grupo podem proporcionar um ambiente mais propício a manter a rotina e a evoluir no treino, graças à motivação do grupo e ao sentimento de comunidade.

Mas também na condição física as aulas podem oferecer algo adicional. É que, ao frequentares aulas diferentes, vais treinar grupos musculares diferentes e vais fazer solicitações mecânicas (movimentos) diferentes em cada tipo de aula e esta diversidade vai ajudar-te a treinar de forma completa e holística. Todo o corpo te agradece! 

Rir e Cantar

Ao longo do artigo referimos várias vezes que as aulas de grupo te farão feliz. Dissemos que ias fazer amigas novas, e que ias gostar mais de ti mesma. Mas não dissemos que uma das características das aulas de grupo é que todo o treino é feito ao som de músicas animadas e que podes cantar – se souberes a letra. É mais uma ferramenta-chave no sucesso deste tipo de treino porque todos sabemos o efeito inconsciente e positivo que a música tem sobre nós. Principalmente quando está alguém a fazer a aula e a cantar sem saber a letra!!

Conclusão

As aulas de grupo são efetivamente poderosas. São uma ferramenta que tem mudado a vida a milhões de pessoas que nunca teriam conseguido manter uma rotina de treino se não o fizessem em grupo.

Se ainda não fizeste uma aula, desafiamos-te a experimentar.
Se fazes aulas com regularidade, esperamos que te revejas no artigo. E podes comentar para acrescentar a tua opinião e a tua experiência.

Uma última referência à Les Mills que me inspirou para este artigo e me fez apaixonar pelo treino, há 15 anos atrás. A Les Mills faz parte da revolução do fitness porque o tornou acessível, divertido e transformador com as aulas como as conhecemos. Se fazes aulas de grupo, o mais provável é que seja uma aula Les Mills ou inspirada nos seus princípios.

escreve um comentário

os comentários são revistos antes de serem publicados

Este site está protegido pela Política de privacidade da reCAPTCHA e da Google e aplicam-se os Termos de serviço das mesmas.

entrega gratuita em compras superiores a 50€

disponível apenas para Portugal