5 Dicas para uma Páscoa Saudável by Mafalda Almeida – Loveat

Páscoa saudável

Está a chegar uma época festiva em que somos confrontados com muitas tentações e cometemos alguns excessos alimentares. Viver uma Páscoa saudável não é fácil para muitos de nós! Dos folares e diferentes tipos de amêndoas aos ovos de chocolate e doces típicos das diversas regiões de Portugal, tudo são boas razões para nos deliciarmos nesta época.

Para quem tem o hábito de festejar a Páscoa em família, torna-se complicado resistir e seguir uma alimentação saudável. No entanto, nem tudo está perdido! É possível aliar a tradição à saúde. Aqui ficam sugestões da nutricionista Mafalda Rodrigues de Almeida do blog Loveat.

 

Páscoa saudável

 

5 Dicas para uma Páscoa saudável e igualmente saborosa

1. Planeie os seus excessos!

Já sabe que, nesta época, há sempre tendência para cometer alguns excessos. Assim, opte por alimentos com menos calorias, gorduras e açúcares. Se tal não for possível, tente compensar o excesso nos dias seguintes aumentando a atividade física, diminuindo as porções das próximas refeições, aumentando o consumo de hortícolas e frutas e ingerindo muita água.

Uma das estratégias que mais recomendo nas épocas festivas é o jejum intermitente. Se sabe que vai abusar um pouco, experimente fazer 14h a 16h de jejum após o jantar, iniciando o seu dia apenas com o almoço. Desta forma, obriga o corpo a ter maior desgaste energético, gastando algumas das calorias acumuladas.

2. Faça refeições equilibradas!

Inicie a sua refeição com uma sopa de legumes. Esta vai encher-lhe o estômago, pelo que terá tendência a ingerir menos petiscos e diminuir as porções do prato principal. Por outro lado, fornece nutrientes importantes, como fibras e minerais, que nesta época podem acabar por ser consumidos em pouca quantidade.

No prato principal, os legumes e/ou saladas devem ser predominantes (metade do prato). Seguem-se os hidratos de carbono (como arroz ou massa integrais, batata-doce, quinoa ou trigo sarraceno) e a proteína (leguminosas, carne, peixe ou ovos). Opte por pratos assados com pouca gordura, cozidos ou grelhados e evite as receitas com fritos e gratinados. Estes últimos acrescentam muitas calorias e gordura à refeição.

Se, tal como eu, tem por hábito comer cabrito assado ou borrego, opte por reforçar as especiarias e ervas aromáticas. Coloque menos sal e gordura e asse a baixas temperaturas durante 4 a 5 horas. Desta forma, intensifica os sabores, mantém uma boa textura da carne e consegue obter uma refeição de Páscoa saudável.

Opte ainda por misturar batata com batata-doce, nabo, cherovias e abóbora. Assados e temperados desta forma ficam absolutamente deliciosos e ajudam-no a diminuir as calorias da refeição, aumentando o teor de nutrientes.

Para uma Páscoa saudável e livre de excessos, deve também evitar aperitivos com adição de sal ou açúcares. Se possível, prefira sempre água a refrigerantes. Relativamente aos doces e às sobremesas, opte por consumi-los apenas no final das refeições, evitando petiscar ao longo do dia de forma isolada.

3. Opte pelas alternativas!

Durante esta altura, é difícil evitar o chocolate. Para uma Páscoa saudável, opte pelo que tem maior teor de cacau em vez do tradicional chocolate de leite e escolha os ovos mais pequenos. Seja consciente e compre as amêndoas e os ovos a granel. Pode também organizar uma caça aos ovos com a sua família, para que todos se exercitem um pouco antes de se deliciarem!

No que diz respeito às amêndoas, deve, se possível, consumir as de origem nacional e ao natural, sem adição de sal ou de açúcares. Veja a minha proposta de receita de amêndoas de Páscoa saudáveis abaixo!

Quanto aos doces tradicionais, pode sempre fazer pequenas substituições nas receitas, uma vez que fazem toda a diferença no valor nutricional. Por exemplo, substitua natas por iogurtes naturais e chocolate por alfarroba. Em vez do açúcar branco, use o mascavado e em menor quantidade. Além disso, utilize azeite em substituição do óleo ou da manteiga.

4. Seja ativo!

Uma das grandes vantagens da Páscoa é coincidir com a chegada da Primavera. Aproveite o bom tempo para dar um passeio a pé em família. Planeie atividades com os seus familiares, mesmo que seja dentro da cozinha a preparar as refeições.

5. Não desperdice!

Na Páscoa, as mesas fartas abundam nas casas portuguesas. Aproveite as sobras de legumes assados para fazer sopas ou quiches. Desfie a carne e faça tacos com legumes, saladas ou uns noodles salteados. Use as amêndoas que sobrarem como snack para acompanhar um café sem açúcar e experimente congelar os bolos, como pão-de-ló ou folar, para consumir noutra reunião de família.

A Páscoa não deve servir de motivo para cometer excessos à vontade e fugir à sua rotina habitual. Faça escolhas conscientes e equilibradas, em vez de abusar na alimentação e ficar com a consciência pesada ou até mesmo com má disposição física ou sensação de enfartamento. Aproveite tudo o que esta época do ano tem para oferecer a nível gastronómico e passe tempo com a sua família!

 

Dica extra: Aproveite a motivação que as Leggings Fitness da Oito.Um lhe podem trazer para tornar a sua Páscoa mais ativa.

 

Amêndoas da Páscoa Saudáveis

Ingredientes:

  • 200 g amêndoas ao natural
  • 1 Colher de sobremesa de mel
  • Cacau em pó b.
  • Raspa de limão b.
  • Raspa de laranja b.
  • Canela b.

Modo de preparação:

  1. Numa taça, envolva as amêndoas com a canela, o mel, o cacau e as raspas de limão e laranja.
  2. Coloque o preparado num tabuleiro e leve ao forno a 180 ⁰C durante 15 minutos.

 

Mafalda Almeida

 

Mafalda Almeida

 

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1 thought on “5 Dicas para uma Páscoa Saudável by Mafalda Almeida – Loveat

  1. Muito interessante e útil para mim e família. Obrigada. Cumprimentos.

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