10 dicas para começares a treinar by Joana Pereira Fitness

O ano começa cheio de novas ideias, novos planos, novas resoluções, mas se nada fizermos para começar, serão simplesmente sonhos que ficaram em “banho maria”. O importante não é alterar por completo toda a tua vida e hábitos de repente, mas sim de uma forma gradual e sem grandes complicações.

Na Oito.Um, queremos que 2019 seja o ano em que começas realmente a focar-te mais em ti, com treinos recorrentes e alimentação adequada. Por esse motivo, a Personal Trainer Joana Pereira deixa-te 10 dicas para começares o ano em grande!

1) Aposta na alimentação saudável
Começa por retirar da tua alimentação tudo o que não te faz bem (doces, fritos, refrigerantes, etc.). Excluir do teu dia-a-dia pequenas coisas é reprogramar aos poucos o organismo, sem extremismos e exageros. Começa pelo mais básico: Uma despensa e frigorífico de alimentos saudáveis é a base para tudo!

2) Bebe muita água
Mantermo-nos hidratados ao longo do dia passa por ter uma das coisas mais básicas e simples sempre ao lado. Água é vida! O meu pequeno “truque” é dar 10 golos de seguida cada vez que pego na garrafa. Para aqueles que dizem “não gostar de água”, podem sempre optar pelo chá (sem açúcar claro).

3) Começa “hoje” em vez de Segunda-Feira
O amanhã é sempre um dia complicado porque às vezes nunca chega… Esperar pelo dia perfeito acaba por ser mais uma “desculpa” para evitar o mesmo de sempre… Começar! Mas não te esqueças que isso não significa mudar tudo, apenas iniciar um processo. Por isso não compliques muito, não faças demasiados planos, começa! O hoje é um dia muito mais importante para começares a pensar em ti.

4) Cria objetivos reais e não impossíveis
Se nunca treinaste ou andas num entra e sai do ginásio, não queiras treinar seis vezes por semana quando até agora nem uma vez conseguias ir. Encontra um meio termo que te dê espaço para encontrares a tua rotina ideal. Aquela que encaixa na tua vida. Treinar três vezes é melhor do que nada, então porque continuamos a planear ou a sonhar com mais?! Porque queremos resultados para ontem!

5) Dar tempo ao tempo
Num processo destes nada vai mudar de um dia para o outro. Nem de uma semana ou de um mês para o outro… Porque mudar hábitos que já existem há tantos anos é difícil, precisamente por ser um hábito, um costume, uma rotina! Aceitar que o organismo precisa de tempo para uma nova adaptação é aceitar que venha o que vier desta nova fase, significa esforço, dedicação e preocupação por ti mesmo! Pela tua saúde, continuar deve ser sempre uma palavra a ter em mente independentemente dos resultados.

6) Saúde
Exercício físico não é apenas uma ajuda para o corpo de verão, está longe disso! Quando começares a perceber que tudo isto funciona como um “medicamento” vais sentir que descobriste muitas soluções com muito pouco.

7) Musculação em vez de cardio
Vejo muitas pessoas a perderem horas a correr na passadeira, bicicleta, etc. quando podiam fazer 3 ou 4 exercícios que ajudariam a queimar três vezes mais calorias. Continua a existir o mito que a musculação é para quem quer ter “músculos”, grandes e bem visíveis! Engano total! O cardio pode ser um bom complemento, mas para atingires resultados a musculação é bem mais eficaz.

Claro que nem tudo funciona de igual forma para todos mas experimenta trocar um tempinho do teu cardio por 3 séries com cerca de 10/20 repetições de cada exercício (dependendo da tua capacidade, aumenta ou diminui as repetições).

8) Experimenta coisas novas
Por mais que consigas queimar mais calorias com a musculação do que com cardio, não significa que seja aquilo para o qual mais te enquadras… Se não gostas de ficar presa num ginásio, tenta perceber o que te motiva e preenche. Seja a fazer zumba ou outras aulas de grupo, natação, treinos outdoor… Experimenta! Vai e faz!

Procura diferentes atividades e até podes conjugá-las de acordo com os teus objetivos! Faz treinos intercalados de géneros e intensidades diferentes. A atividade física não tem de ser significado de ginásio.

9) Esperar uma companhia para treinar? Não vai acontecer!
A companhia certa nunca vai chegar, ou fazes por ti e para ti ou então não vais conseguir. Porque vai ser mais uma “desculpa”, mais um motivo pelo qual não conseguiste ir treinar… Pode ser difícil desbloquear tudo o que há dentro de nós, principalmente nós mulheres, mas há que pensar que, como nós, há muitas outras pessoas na mesma situação. Elas conseguem! Porque não conseguirás também?!

10) Não queiras que tudo seja perfeito
Aceita que vais falhar, que vais ter dias maus, que vai ser difícil e que vão haver sempre dias em que queres desistir! Aceitar que isso vai acontecer (e precaver a despensa 😜) vai ajudar-te bastante! Quebrar uma rotina que já existia em nós, seja ela qual for, requer esforço e trabalho. Por isso, em vez de esperares que todas as situações na vida estejam favoráveis e perfeitas para essa mudança, corre atrás e não desistas.

Com todas estas dicas e motivação, já não há desculpas para não abraçares uma vida mais saudável. E não te esqueças: tens 20% desconto em todos os planos de treino com a Joana (exceto o plano de glúteos). Vai já a https://www.joanapereirafitness.com/ e transforma-te!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *