6 Boas Razões para Treinar na Rua by Chama a Sofia

6 Boas Razões para Treinar na Rua by Chama a Sofia

Treinar na rua

Quantas vezes já viu pessoas a treinar na rua? Ficou com curiosidade em saber o que leva tanta gente, nos dias de hoje, a fazê-lo? Se já treina ao ar livre, certamente vai identificar-se com alguns pontos que vou realçar aqui. Se nunca treinou na rua, espero conseguir despertar em si a vontade de experimentar.

Treinar na rua ou treinar no ginásio?

Quantas vezes já se inscreveu num ginásio e acabou por desistir passado pouco tempo? Provavelmente, isto já se passou consigo. Tal pode dever-se ao facto de não se sentir à vontade a treinar no meio de pessoas desconhecidas. Inevitavelmente, isso acaba por a deixar inibida e começa a perder a motivação. Mas pode também dever-se a outros fatores.

Acredita que o ginásio é um local demasiado fechado e já chega o tempo que passa no escritório? Os cheiros incomodam-na quando treina com muita gente em espaços pequenos? Os horários que lhe são impostos neste tipo de treino limitam-na ou não se adequam à sua disponibilidade? Fica irritada quando aquela máquina, que faz parte do alinhamento do seu treino, não está disponível? Cansa-a a monotonia de fazer sempre os mesmos treinos e as mesmas aulas? Para além do treino físico, precisa de aliviar o stress, deixar de se sentir cansada e melhorar a sua saúde mental?

Se se identifica com algumas destas possibilidades, vou desafiá-la a experimentar o treino ao ar livre. Tem, pelo menos, 6 bons motivos para o fazer.

Treinar na rua

6 Motivos para começar já a treinar na rua

1. Pode treinar à hora que quiser

Treinando ao ar livre, não há hora de abertura nem de fecho! Não tem que respeitar um horário fixo. É você que escolhe. Treina quando sentir vontade e onde lhe apetecer.

2. Vai sentir-se mais à vontade

É natural que possa ver pessoas a passar na rua enquanto treina. No entanto, por experiência própria, posso dizer-lhe que essas pessoas não vão ficar a observá-la. Andam a passear ou estão com pressa e não vão parar para ficar a olhar para si. Pode treinar à vontade! Com o tempo, nem vai reparar em quem passa, porque vai estar focada no seu treino.

3. Pode respirar ar puro

Já passamos demasiadas horas fechadas no nosso dia-a-dia, seja no escritório, em casa ou no carro. Não acha que treinar na rua pode ser muito libertador? Acredite que a vai ajudar a eliminar o stress acumulado. E em dias fantásticos de bom tempo (temos tantos durante o ano) ainda vai apanhar sol. Imagine-se com um bronzeado bonito todo o ano, sem aquela cor macilenta de inverno de que ninguém gosta.

4. Só vai sentir o cheiro da Natureza

Ao treinar ao ar livre, não sente o cheiro a pessoas que pode haver em ginásios cheios de gente. Os cheiros que vai sentir são só os da Natureza verde à sua volta. O aroma das folhas caídas no chão, do mar perto de si ou da relva que a rodeia.

5. Vai quebrar a monotonia

Treinar na rua permite fazer inúmeras atividades diferentes, o que acaba com a monotonia. Pode treinar movimentos que não se fazem habitualmente nos ginásios devido à limitação de espaço. Vai sentir-se mais motivada e não vai sequer pensar em desistir. É desta que o exercício físico passa a fazer parte da sua rotina!

6. Conseguirá manter o equilíbrio físico e mental

Treinar ao ar livre ajuda-a a encontrar o equilíbrio. Fica mais motivada, a sua autoestima aumenta e até o seu sistema imunitário melhora. Os níveis de stress diminuem e o cansaço pode transformar-se em energia. Um novo equilíbrio, físico e mental, vai começar a fazer parte do seu dia e vai sentir a diferença.

Treinar na rua

Vantagens e desvantagens de praticar desporto ao ar livre

Podem surgir algumas questões da sua parte sobre este tipo de treino: Será que os resultados que pretende vão ser alcançados? Quer perder peso? Procura tonificação muscular? Está grávida e quer treinar ou já foi mamã e precisa de recuperar? A sua postura deve ser corrigida? Precisa de algo relaxante, como Yoga, por exemplo?

Tudo isto é possível de alcançar com o treino ao ar livre. Mas, para tal, tem que aceitar o meu desafio e treinar na rua. Experimente. Sinta. Não se vai arrepender!

É, contudo, importante realçar que nem tudo são benefícios e que há alguns fatores a ter em conta. Cabe-me a mim, enquanto profissional nesta área, informá-la que também há desvantagens de treinar na rua.

Ao ir para a rua treinar sozinha, pode realizar exercícios que não são os mais indicados para si. Ter um profissional ao seu lado permite avaliar os seus objetivos, as suas características e eventuais patologias que possam existir. Ajuda também quando precisa de tirar dúvidas ou de corrigir os exercícios que possa estar a executar incorretamente.

Não desanime já! Hoje em dia, pode ter um serviço de treino personalizado ao ar livre, a preços bastante acessíveis. Valorize e valorize-se! Se ficou curiosa e com vontade de experimentar, peça mais informações e tire todas as dúvidas no Chama a Sofia. Envie o link deste artigo para geral@chamaasofia.pt e beneficie de 10% de desconto nos nossos serviços.

 

Sofia Veiga Sofia Veiga

 

escreve um comentário

os comentários são revistos antes de serem publicados

Este site está protegido pela Política de privacidade da reCAPTCHA e da Google e aplicam-se os Termos de serviço das mesmas.

entrega gratuita em compras superiores a 50€

disponível apenas para Portugal